terça-feira, 18 de outubro de 2011

N etiquetas

http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html

Sobre propaganda





Como escrever
E-mail
Listas & News
Propaganda

Cuidado!

Divulgar produtos ou serviços é arriscar-se a receber flames. Introduza divulgações no contexto das conversas.
Enviar divulgação não desejada é uma das formas de spam.
Em vez de enviar propagandas, use alternativas: endereços de sites nas assinaturas de e-mail, ou participação em listas e endereços na Internet dedicados à divulgação de propagandas.

Spam

Fazer spam é enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas ou newsgroups, não importando o assunto da lista, ou o interesse das pessoas destinatárias das mensagens.
A prática de "spamming" não é um mero fator de aborrecimento para os internautas, pois chega a ser prejudicial: ao espalhar mensagens em diversos pontos de distribuição, muitas pessoas de uma mesma rede podem receber várias cópias, causando a sobrecarga das caixas de e-mail, entre outros transtornos.
Ao receber mensagens com alertas sobre vírus, correntes de qualquer tipo, histórias estranhas, não passe adiante. Comente com amigos que já tenham mais experiência, com o suporte de seu provedor, ou responsáveis pelo equipamento utilizado.

As redes sociais



As redes sociais,segundo uma reportagem publicada na revista Veja on-line,tem grande força no Brasil,em nenhum outro país ela tem conseguido tão grande alcance,é mais ou menos o que diz o título da mesma. E de fato é o que percebemos de forma clara,grande parte dos brasileiros,tem o rosto estampado em algum site,comunidade,orkut,enfim está presente em alguma das redes sociais,com um ou outro objetivo,mas estão lá,uns á procura de status,outros somente na busca de crescer seu número de contatos,de”amigos”.Se isso é bom ou ruim?É preciso avaliar as vantagens e desvantagens que isso acarreta ás nossas vidas.

5_1_O computador vai substituir o professor


Após a leitura do texto ,da escritora supracitada,acho que a palavra que sintetiza todo ele é:cooperação. E essa dar-se-á por meio de uma troca de lugar válida e rica,pois aquele professor de aulas maçantes será sim substituído,por aulas hiper interativas,ou melhor cooperativas,e o aluno já bem mais familiarizado com esse mundo digital poderá fazer essa parceria com o seu professor e vice-versa, para que ambos ganhem.
Queria salientar a citação que a autora faz de Freinet,pois me identifico muito com seu modo de pensar a escola,como sendo um lugar de aprendizagem de forma agradável e divertida.

4_1_Refletindo sobre leitura e escrita digital


Considerando o que Belintane(2006)falou a respeito da evolução das ferramentas de produtividade de escrita,é notável o impacto dos novos suportes,que de rolo de papel escrito manualmente passou a documentos digitais com uma nova forma bem mais rápida e organizada,tanto de produzi-los quanto de revisá-los para aprimorar o que não foi tão bom na primeira escrita.
Refiro-me ao editor de textos,que claro por possuir especificidades como:tamanho de letra,fonte,forma de paginação,correção automática,enfim,recursos que facilitam ainda mais o ato de redigir.
Um ganho que considero relevante para a leitura e escrita digital é o fato de podermos organizar esteticamente nossas ideias,e essas poderem ser transportada para outros ambientes,tais como sites,blogs,etc. Agora uma perda dessa “nova” e aprimorada ferramenta talvez o fato da facilitação da famosa cópia,agora mais potencializada,ou seja,o aluno pode copiar e colar qualquer outro documento e tomá-lo como sendo seu, mas essa perda pode ser reduzida com a análise cuidadosa do professor,pois o mesmo conhecendo o potencial de cada aluno,deve saber quando o texto é mesmo dele,ou quando não passa de um plágio.

Analisando endereço na web

Observando alguns dos blogs criados por alunos,percebe-se que há alguns pontos em comum. Primeiro que são utilizados para divulgar ideias,eventos,datas comemorativas,enfim toda a vivência da escola,além de colocar destaque para produções de alunos ,além de trazer artigos expositivos bastante ricos sobre assuntos diversos.
Eles diferem um pouco do antigo diário escrito á mão só pelo fato de conter outras ferramentas dispostas no ambiente,,como vídeos,imagens ,que só enriquecem o conteúdo apresentado. E por isso eles não são apenas um diário,mas uma forte ferramenta de divulgação de ideias e projetos.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

                              Caso de “televisão”
    Num lugar tão estático e sem atrativos para diversão e entretenimento, como o lugar onde moramos, a melhor e única maneira de distrair-se é sem dúvida assistir televisão.
   Mas fazendo uma retrospectiva da história desse grande meio de comunicação, nessa comunidade, faz me lembrar que houve tempos em que  só possuía quem tinha dinheiro.E essa pessoa sortuda recebia,ou melhor era acunhada,de receber a vizinhança para assistir a bendita da televisão,e os vizinhos assistiam nem que fosse só da calçada,e escorados na janela na casa do dono da mesma.
  Mas aos poucos, esse quadro, foi sendo revertido, passando a aumentar o número de pessoas a possuirem o tão ilustre meio.
  Hoje já não é novidade nem espanta  ter televisão em casa,mas tantas histórias tenho para contar da época em que papai reunia a todos nós,para irmos á casa do vizinho assistir aos mais variados programas e novelas enfim...Mas uma bem cômica e ao mesmo tempo trágica,aconteceu  em uma dessas idas a casa do seu Zé Belo.Um ladrãozinho,desses típicos do nosso lugar o famoso ladrão de galinha,aproveitou que não tinha nínguem em casa então entrou ,fez a maior bagunça,levou alguns trocados e um radinho que nós tinhamos.
  O desfecho dessa história: voltamos para casa normalmente.
  Depois do acontecido passamos alguns dias sem ir á casa do vizinho, mas o melhor de tudo é que hoje nós, assim como todos da comunidade,já não precisamos ir para casa  de nínguem “Assistir Televisão”.
  Pelo contrário hoje já enfrentamos outro problema, como arranjar tempo para bater papo nas visitas aos vizinhos, porque querendo ou não, tínhamos mais contato uns com os outros do que nos dias atuais.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

sabendo onde ir

O projeto elaborado juntamente com a colega cursista Camila Bizerril,foi pensado a partir da constatação de que grande parte dos nossos alunos,anexo Carvoeiro,não tem acesso á internet,computadores,cerca de 60% não fazem uso de tal ferramenta. Mas constatamos também que mesmo a maioria deles não conhecendo nada ou quase nada de computador e de suas utilidades,grande parte deles possuem celular,tem televisão em casa,enfim,de algum modo tem sim uma certa familiaridade com os meios tecnológicos.Qual a nossa proposta?Trabalhar com esses alunos maneiras eficientes de como usar as ferramentas tecnológicas que já possuem como foram de expandir os conhecimentos adquiridos em sala,e claro potencializar aqueles alunos que já fazem uso do computador,mesmo que parcialmente,quando por exemplo,vão realizar pesquisas escolares,que essas sejam feitas por eles mesmos e não pelas pessoas da lan house.

um mundo de aprendizagem




Um vídeo  que mostra como as crianças e jovens estão inseridos nesse mundo globalizado,onde deverão ter um alto desempenho num mundo tão competitivo ,e as novas tecnologias os  ajudam a encarar de forma mais preparada esse desafio.

Atitudes cooperativas na escola

A Leitura sobre o modo como Piaget conceitua cooperação,fez-me pensar sobre o meu projeto integrado de aprendizagem,se  contempla atividades cooperativas em sua metodologia,e de fato  sim,pois nesse projeto aproveitaremos os múltipos saberes, presentes na sala,acerca dos recursos tecnológicos que tem acesso e que dominam,e aí com certeza haverá uma troca muito rica.
Já que o aluno nessa cooperação,também colocará sua autonomia intelectual e pessoal em ação,resumindo o centro de toda atençaõ e poder não estarão retidos ,tão somente no professor,ele apenas motivará tais trocas de conhecimento  e oferecerá vias para que isso aconteça de forma satisfatória e eficaz.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ativida1_1_TECNOLOGIA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE


Considerando o enorme avanço das tecnologias,frente ao mundo cada vez mais globalizado,as escolas precisaram também se adequar a essa nova realidade. E isso foi organizado de forma muito rápida,talvez por isso não tenha surtido os efeitos desejados em tempo hábil,pelo menos e o que se observa em grande parte das escolas que foi introduzido laboratórios de informática.
O que vemos ,na maioria das vezes,são laboratórios muito bem organizados,no entanto com pessoas despreparadas para receber o alunado,e que talvez por isso ,em muitos casos esses computadores fiquem ao uso restrito de funcionários da secretaria. E acaba que não chegue a quem realmente interessa,ou seja, aos alunos.
Sendo assim,faz-se necessário um acompanhamento mais próximo as escolas,e claro uma preparação,e isso o governo tem oferecido,mas precisa ser melhor aproveitada por parte dos gestores e corpo docente.